Pense sempre no que é melhor para você

Tags:


Nós sempre ouvimos os mais velhos dizerem que em um momento de nossas vidas teremos que escolher uma profissão, que provavelmente iremos levar por toda vida. Quando estamos no ultimo ano do ensino médio, tudo começa a ser mais cobrado de nós, o esforço nos estudos, e as decisões. E em muitos casos não estamos preparados para tantas cobranças, se você ainda não sabe o que quer cursar no ensino superior não se culpe, é uma decisão complicada de se tomar, mas não é preciso leva-la como se fosse a sua ultima decisão da vida. Na sua sala de aula do ensino médio é bem provável que tenha aqueles que são super decididos do que vão fazer, outros que nem se quer pensão nisso, você que pensa mas ainda não decidiu, entre tantos outros casos.


Eu, me encaixava no 'super decidida do que ia fazer', sempre gostei muito de crianças, por vários motivos, e tinha em mente ajudar elas de alguma maneira, gostava também de biologia, e por conta disso juntei o útil ao agradável e decidi cursar Fisioterapia. Porém no meio do ultimo ano de ensino médio comecei a trabalhar, e isso expandiu minha mente, comecei a gostar do que fazia, de áreas que levam mais a administração de uma empresa. Porém quando eu terminei o ensino médio (ano passado) eu falei pra mim mesma: " O sua loca, agora do nada, você vai mudar de Fisioterapia para Administração?"

E então eu resolvi esquecer essa hipótese, e comecei a cursar fisioterapia, mas muitas coisas me levaram a repensar, a faculdade em si já não estava boa, pois logo esse ano eles resolveram mudar o método de ensino, e não foi para melhor rs, e eu comecei a ver que não era daquela maneira que eu queria ajudar crianças, comecei a perceber que eu amo tanto elas, que seria bem provável não conseguir lidar com certas situações, fiz 3 meses e resolvi sair. O que quero passar a vocês é que antes de tomar a decisão de sair, eu pensei em muitas coisas, e a principal foi: Essa decisão não vai acabar com minha vida, conheço várias pessoas que tem várias graduações em diversas áreas, conheço outras pessoas que demoraram dois anos para poder ingressar no ensino superior e nem por isso deixaram de ser bem sucedidas na vida.

Eu não estava preparada, e isso é normal, nós não somos marionetes, que você pode controlar e dizer "olha agora um pé a frente" estar no ultimo ano do ensino médio não quer dizer que no próximo ano você DEVE entrar na faculdade. E nem que aquela decisão precisar ser pensada 24 horas do seu dia, você tem uma vida inteira. Várias pessoas fazem graduação e depois trabalham em outra área, outras preferem terminar o ensino médio e passar dois anos fazendo cursos, e trabalhando. Sair do ensino médio e ir no ano seguinte fazer graduação, é bom, você ira "terminar" os estudos mais rápido, mas isso é quando você tem certeza que está pronto, em quanto tiver duvida é melhor testar outras coisas, mas caso você entre e não goste do curso, não se culpe e nem continue apenas para dizer 'eu tenho uma graduação', eu sei muito bem que vai ser difícil sair, mas se você pensou e viu que não era como  você imaginava, é melhor sai no começo. 

Em relação aos pais, era minha mãe que estava me ajudando a pagar a faculdade, e eu pensei muito nela na hora de tomar a decisão, e me surpreendi quando resolvi ir falar com ela, e recebi um total apoio, conversou comigo e no final disse "veja o que é melhor para você" e isso me aliviou muito. Converse sempre com seus pais, eles na maioria das vezes iram saber te ajudar.

Comecei a fazer um curso de gestão empresarial, já estou indo para o 3 módulo e gostando muito, ano que vem vou começar a faculdade novamente, mas dessa vez irei fazer administração, e espero que seja a melhor decisão para mim. E você já decidiu o que vai fazer, ou já começou algo e não terminou, ou já terminou ? 

4 Comentarios

Ste

Oi, estou super indecisa no que fazer, tenho facilidades em matérias exatas e tenho que me esforçar bastante para as humanas e biológicas. Estou entre Ciência Políticas, Ciências Contábeis, Engenharia de Telecomunicações, Matemática ou Relações Internacionais. Estou no 2º ano do ensino médio.
.

Fernanda S.

Oi, então procure saber mais sobre todas essas, e conforme for lendo sobre elas, grive o que cada uma tem de mais interessante no seu ponto de vista, procure pessoas que já estão fazendo esses cursos e tente tirar ao máximo informações, procure pedir ao seus professores para organizarem excursões para palestras. Ou se não der certo, tente ir você mesma, uma outra opção também é ligar em faculdades e pedir para ir visitar uma aula desses cursos. Espero ter ajudado, e boa sorte na sua escolha.

Responder
Bruna

Eu era do grupo indecisa e até hoje estou, quando terminei o terceiro ano escolhi um curso por impulso, porque para minha mãe achava que eu tinha que entrar na faculdade em seguida, mas isso nem deu muito certo, entrei num cursinho para poder passar numa publica e me decidir se era isso mesmo que eu queria (ela não sabia da parte de decidir) e em 4 meses larguei o cursinho falei para ela que não queria mais fazer o curso que tinha escolhido e levei a maior bronca, ainda bem que a sua mãe foi bem mais compreensível, mas agora to fazendo curso e "decidi" a faculdade que vou cursar ano que vem *-*

Beijos Bruna.
Sweet Shyness

Fernanda S.

É bruna, histórias parecidas rs. Que pena que sua mãe não soube compreender. Faça isso mesmo, procure formas de descobrir o que quer, ninguém está imune de errar, e se tudo der certo, e vai dar, Deus irá iluminar seus paços e sua escolha, e mais a frente sua mãe vai sentir orgulho, e entender a decisão que você tomou de desistir, e vai até se arrepender das broncas que lhe deu. Boa sorte a nós!

Beijos.

Responder
:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n: